segunda-feira, 29 de outubro de 2007

HSG - A SAGA (ÚLTIMO CAPÍTULO)

Finalmente posso dizer que terminei o último capítulo desta saga que foi a Histerossalpingografia!

Na quinta-feira lá fui eu, rumo a Lisboa, para fazer o bendito do exame. Estava marcado para as 10.30, mas cheguei por volta das 9.30 (sem me perder - bendito GPS!!!). A primeira impressão que tive da Clínica não foi das melhores: o prédio era bastante antigo (de 1910) e degradado, no entanto, as palavras da nossa Micas não me saíam da cabeça: "Não te impressiones com o aspecto...", tinha-me ela avisado... Entrei, dei os meus dados e sentei-me na sala de espera. Havia feito um clister na noite anterior (desculpem-me os pormenores sórdidos) e outro de manhã - queria ir bem limpinha!!! Mas o da manhã só resolveu começar a fazer efeito enquanto aguardava na sala de espera... Ups!! Os nervos eram mais que muitos... Nos meus pensamentos bailavam os diversos posts do fórum, cada qual com a sua experiência - Terrível, Suportável, Doloroso, etc... Não sabia o que me esperava, mas disse para mim que com dois Ben-U-Rons de 1 g. de certeza que iría aguentar. Finalmente chamaram-me. "É agora!" pensei. Lá entrei, completamente tomada pelo meu estado nervoso. A senhora pediu que me despisse da cintura para baixo e que me deitasse naquela marquesa gelada - Toda eu tremia, não sei se de frio ou de outra coisa qualquer!!! Começou por falar comigo e explicar-me todo o processo e parafernália de instrumentos. "Custa muito, já sei..." disse eu, ela respondeu: "Não é agradável, mas suporta-se." A medo, perguntei-lhe se doía mais do que ter um filho (chamem-se parva!!!), sorriu e disse que não. Eu respondi "Então aguento!". Ela pareceu surpreendida e perguntou-me se já tinha algum filho e eu disse que sim. De início não percebeu o porquê de estar a fazer aquele exame, uma vez que já havia engravidado. Expliquei-lhe tudo... Chegou a altura do exame propriamente dito. Ela colocou-me o Espéculo e mais outras coisas que não consegui ver - Não senti nada, apenas vergonha! Chegou o médico e começou... Doeu-me quando introduziram o líquido de contraste, mas também não foi nada do outro mundo! Achei piada ao facto de, enquanto o médico fazia o RX a assistente fazia-me festinhas na perna para me acalmar - Foi uma querida! Finalmente acabou... Estava tudo bem. Não havia sinal de aderências e o útero tinha um contorno normal. As palavras do médico foram: "A nível morfológico está tudo ok!". Senti-me aliviada... Ainda estive a falar um pouco com o médico, que se prontificou a fazer o relatório em seguida para que pudesse logo levá-lo, uma vez que sou do Algarve.
Resumindo, adorei o sítio onde fiz o exame; independentemente do aspecto físico, os funcionários são bastante humanos! Recomendo vivamente... Obrigada pela dica, Micas!!

E pronto, mais um passinho dado... Vou então marcar nova consulta na IVI para saber os próximos capítulos!

Ah! E no dia seguinte (26/10), eu e o maridinho comemoramos o nosso 5º Aniversário de Casamento!!! Parabéns a nós!!!

Por agora é tudo...

Beijocas**

7 comentários:

Micas disse...

...antes de mais.......PARABÉNS pelo aniversário de casamento!! Óptimo motivo para mais uma comemoração!!!
Opaaaaaaa....fiquei mesmo muito contente por teres "gostado" da minha opinião! às vezes, é complicado sugerir algo quando não sabemos os gostos das pessoas!

Mas........uffffffffffffffsss....gostaste!! :-)

É normal haver corrimentos nos dias seguintes, tá? Nada de grandes esforços e tudo volta ao normal.

Beijinhos e boa semaninha!!

P.S. Se tivesse "pensado" melhor teria ido ter ctg, para te conhcer!! Fica para outra oportunidade, né??

Dina disse...

oh amiga que bom que esta tudo bem.
E um alivio quando saimos deste exame ...
Agora bola pra frente.

beijinhos

Paula Santos disse...

Ainda bem que está tudo bem, e já um pouquito atrasado muitos parabéns, e muitas felicidades para os dois-
Beijinhos

Maria Lavrador disse...

Ainda bem que o teu exame não custou muito (o meu custou-me horrores, mas tb ainda não tinha tido o meu filho...) e principalmente por estar tudo bem. Agora é avançar para a proxima consulta e decidir o que há a fazer.

Mil beijocas e bom feriado

Maria Pereira

A partilha é um tesouro! disse...

Fico feliz por o exame ter corrido bem e pelo seu resultado.
Mais um passo dado...caminhas na direcção certa...

Parabéns a voçês e muitos beijinhos,
Catarina

Anónimo disse...

Olá,

Descobri o blog por acaso e adorei.
Na verdade andava à procura de um local onde fazer uma histerossalpingografia, sem ficar depenada.....pois isto é ridiculo, não basta este problema ainda temos ou que enfrentar as listas de espera intermináveis ou pagar uma fortuna.

Li os vários depoimentos e apesar de ficar mais descansada, continuo a ter algum receio, pois sou um tanto ou quanto "medricas" e estou um pouco apavorada.

Se me poderem indicar um local onde fazer vou ficar muito agradecida.

Espero que corra tudo muito bem com todas e boa sorte.

Beijinhos

Anónimo disse...

Sabes onde se pode fazer o exame às trompas HSG no Algarve? E preços? Help
patymarcs@gmail.com
jinhos