sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

APENDICITE VS FERTILIDADE

Bom Dia!

"Quem não tem que fazer, faz colheres" (acho que é assim...), no meu caso digo "Quem não tem que fazer, procura motivos para 'massacrar' a cabeça".

E o motivo que me está a 'massacrar' a cabeça é o título deste post. Nas minha constantes passagens pelo Fórum de Infertilidade da API constatei que efectivamente a Apendicite (ou cirurgia de extracção da mesma) pode ser um 'empecilho' para a nossa fertilidade. Creio que tem algo a ver com aderências nas trompas. O que eu não consigo entender é: Como é que a Apendicite (ou o que de ela advém) entra em contacto com as Trompas. Então, não são este dois órgãos, distintos?

Já coloquei esta minha questão no Fórum, e obtive uma resposta, no entanto gostaria que, se alguma das meninas que passam por aqui souber algo sobre este assunto, me esclarecessem, pois estou a ficar um nadinha preocupada. Fui operada ao Apêndice em Fevereiro passado, e tenho medo que tenha ficado alguma sequela.

Um beijinho,

Birdie **

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá birdie,
não te posso ajudar, pois não conheco ninguem que tenha passado por isso.


Desejo-te um optimo fim de semana.

bjs

Anónimo disse...

Tb não te posso ajudar neste assunto, mas desejo-te um bom fim de semana.

Beijocas

Maria Pereira

Kitty disse...

Olá!
Tenho estado a ler o teu blog desde o início e agora chegou a altura de te tentar ajudar.
O apendice e o sistema reprodutor são coisas distintas, mas partilham um espaço comum que é o abdómen. Neste espaço, por norma, não existe qualquer liquido livre. A partir do momento em que há uma apendicite, pode formar-se liquido ou até pús resultante da inflamação/infecção do apendice. Depois disso, quando a pessoa é operada, por muito cuidado que se tenha, ainda ficam alguns restos de liquido/sangue, que o organismo se encarrega de eliminar. No entanto, como o apendice fica na zona baixa do abdomen (perto do sistema reprodutor), a "cicatrização interna" da zona "mexida" pode causar essas aderências e dificultar ou impedir a permeabilidade das trompas.
Espero ter ajudado. Se precisares de mais alguma coisa: kittyespera@gmail.com

Beijinho